quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Logística e Inovação

As empresas do segmento de Logística estão investindo cada vez mais em inovação e tecnologia, para se tornarem mais eficientes e eficazes na prestação de seus serviços. O setor de Transporte figura como exemplo no quesito inovação, isso através da implementação do Código Eletrônico de Produto (EPC), que nada mais é que um número – código - gravado em uma “etiqueta inteligente”, que através de um chip, transmite as informações de cada produto etiquetado. 


A tecnologia utilizada nesse caso é a de radiofreqüência e pode servir de referência para novas aplicações, sendo que essas informações podem ser acessadas via internet, possibilitando às empresas, fornecedores e clientes acompanharem em tempo real o produto previamente cadastrado. Essa tecnologia tem sido usada, especialmente, pelo setor de Transporte em que a rastreabilidade se torna total. 

Outro ponto importante é a facilidade no controle da cadeia de suprimentos alcançada por meio da precisão  das atividades. Toda empresa busca reduzir o tempo despendido  na organização da entrada e saída dos produtos. Ações inovadoras são fundamentais para solucionar problemas como esses no todo organizacional.  




A movimentação dos produtos etiquetados com o sistema EPC, também facilita o trabalho de movimentação dos produtos, pelos funcionários que operam as empilhadeiras e paleteiras, tornando mais rápido o gerenciamento de cargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário