terça-feira, 1 de março de 2011

VMI – Gestão eficiente de estoque

                                     


Semelhante aos princípios do sistema just-in-time, que foca a minimização de desperdícios quanto à matéria prima e outros materiais; o VMI veio reforçar este sistema, inovando no sentido que a empresa precisa firmar uma relação sólida com seus principais fornecedores, para que estes sejam os gestores, os responsáveis pelo abastecimento do seu próprio estoque. Ou seja, com isso, uma empresa ao adotar este sistema de organização de estoque – levando a quase zero à taxa de produtos estocados – transfere ao seu fornecedor a tarefa de abastecimento do estoque, no momento certo, evitando assim que faltem os produtos essenciais à produção da empresa.
O VMI funciona aliado à tecnologia da informação, ou seja, para que realmente seja eficaz, tanto a empresa, quanto seu fornecedor precisam ser disciplinados quão às informações compartilhadas. Esta troca de informações é o ponto chave deste sistema, e acontece através de um pacote de dados de Intercâmbio Eletrônico de informações; e basicamente ao ser alimentada uma planilha interna do fluxo de estoque, é automaticamente enviado um e-mail com esta planilha atualizada, até a base de dados do fornecedor que saberá o número exato de produtos do estoque da empresa a qual presta seus serviços, sendo capaz de repor este estoque de forma precisa e segura.
Com isso ambos gestores – da empresa e prestador de serviços – são capazes de tornarem suas relações de negócio mais simples e seguras, por serem responsáveis pela sincronia e planejamento logístico, interno e externo.


As vantagens deste sistema, com relação à empresa fornecedora são:

*Melhor atendimento e fidelização do cliente;

*Maior conhecimento do mercado o qual está inserida;

*Uma gestão mais precisa da demanda.

Desvantagens:

*Custo do estoque mantido no seu cliente;

*Custo da gestão do sistema em si.

Já as vantagens com relação à empresa-cliente são:

*Menor custo de estoque e com isso o aumento de capital de giro;

*Melhora significativa no atendimento e relacionamento com o fornecedor;

*Simplificação da gestão de seu próprio estoque.
 
Desvantagens:

*Maior dependência do fornecedor;

*Possível perda de controle de abastecimento interno.

E para que todo este planejamento estratégico retorne resultados de sucesso, é necessário que as empresas invistam em empilhadeiras, paleteiras e outros equipamentos, que auxiliarão o transporte das cargas e materiais nos referidos estoques; do fornecedor e da empresa-cliente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário