segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Feira Internacional – Cemat South América


A Cemat South America é uma feira internacional, voltada ao setor de logística e Movimentação de Materiais na América do Sul. Este ano a feira acontecerá entre os dias 4 e 7 de abril, na cidade de São Paulo, sendo um excelente evento para criação de novos negócios, venda de produtos e serviços que ofereçam as soluções necessárias para que sua empresa evolua.

A Cemat – Hannover, há 30 anos, têm promovido encontros entre os profissionais deste setor, que buscam as novas tecnologias industriais, oportunizando novos e sólidos negócios.

No Brasil e no mundo existe a necessidade de que as empresas sempre busquem estar atualizadas quanto às novas tecnologias, pois investir em maquinários de última geração tem como principal reflexo o aumento de competitividade no seu mercado – país de origem da organização - como na abertura de novos mercados em países vizinhos e, até mesmo, em países mais distantes.




O setor de Logística Empresarial de Materiais é fundamental para que os demais setores organizacionais tenham condições de executar de forma eficaz os seus processos específicos. Pois, se a logística interna e externa não apresentar um plano estratégico adequado, dependendo do negócio de atuação empresarial, podem ser apresentadas falhas profundas entre os produtos e a entrega dos mesmos; bem como na comunicação entre todos os setores envolvidos.



Tecnologias no âmbito organizacional



Os processos atuais de gestão de uma organização tornaram-se mais eficazes e dinâmicos, graças à evolução tecnológica que o mercado contemporâneo oferece às organizações dos mais variados segmentos (industrial, comercial e prestação de serviços).

A autonomação, um dos princípios fundamentais do Sistema Toyota de Produção, em termos simplistas, quer dizer o mesmo que automação inteligente, ou “automação com toque humano”. Para comentar sobre as vantagens da chamada automação inteligente, basta lembrar de um célebre case administrativo que trata da  implementação, na década de 1920, do sistema de produção têxtil (STP) por meio de uma máquina de tear auto-ativada, que parava o processo produtivo se um fio rompesse ou ao terminar a trama. E assim um único colaborador se tornava responsável pela supervisão de várias máquinas simultaneamente, o que foi muito inovador, especialmente, se levarmos em conta o modelo de administração de Taylor que “congelava” um funcionário, em seu posto, responsável unicamente com aquela tarefa. Isso mostra que tendo uma equipe de colaboradores qualificados e tecnologia adequada aos processos gerenciais específicos para cada organização, é alcançada a administração pela qualidade total. 


Com a gestão pela qualidade toltal, os desperdícios são consideravelmente minimizados; os processos de produção e logística se tornam mais organizados e eficientes, respondendo de forma célere às demandas contingênciais (clientes, fornecedores, órgãos governamentais, etc) deste mercado globalizado e dinâmico. E todos estes avanços têm sido alcançados através da construção desta aliança, entre o fator humano e o fator tecnológico, indispensável ao sucesso corporativo na contemporaneidade.

Destaca-se a extrema importância na logística empresarial, neste sentido de “automação inteligente”, a utilização de empilhadeiras e paleteiras que são responsáveis por armazenar e controlar o estoque de uma organização de forma eficaz; diminuindo a perda de produtos; aumentando a agilidade no transporte destas mercadorias, e com isso, garante a obtenção do lucro.



 

sábado, 29 de janeiro de 2011

Logística e mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área de logística não pára de crescer. Carentes de profissionais especializados, a área é promissora, mas exige uma boa formação, capaz de atender as diferentes demandas produtivas. Às empresas interessa diminuir custos, agilizando os processos produtivos, e a logística é a área capaz de atender a essa crescente demanda.



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Armazenagem



São muitas as  vantagens de uma boa estratégia de armazenagem. Atividades como: recebimento de material, descarregamento, movimentação com segurança, dentre outras, exigem um planejamento de operações que otimize a sua produção. É preciso dimensionar as instalações e minimizar os custos operacionais de armazenagem. Os três pilares da atividade de armazenamento são: estrutura, veículo e comunicação. 

ESTRUTURA
As mais utilizadas são:
Empilhamento sobre piso, porta paletes simples ou duplo, cantilever, dinâmico, etc.

VEÍCULO
Os equipamentos de movimentação mais utilizados são:
Empilhadeiras (existem diversos tipos) , transpalete, transelevador, etc.

COMUNICAÇÃO
Os meios mais usados são:
Rádio frequência e Software de gerenciamento.



O que é logística?


Para quem não sabe, a Logística é responsável por promover recursos, tais como equipamentos e informações  para a realização das atividades de uma organização de trabalho. Com uma visão organizacional holística, a logística administra recursos materiais, financeiros e pessoais, atuando onde existe movimento na empresa, de modo a gerenciar diversas atividades desde a compra e entrada de materiais, planejamento de produção, armazenamento, transporte e distribuição dos produtos. Uma área ampla e de grande importância para todas as empresas.

Links:
http://www.empilhadeirascatarinense.com.br/
www.gest.com.br