quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desenvolvimento tecnológico x desenvolvimento das capacidades humanas!

No Brasil vemos muito sobre a necessidade de se avançar e acompanhar as últimas tecnologias desenvolvidas para se ter empresas mais sólidas e competitivas quanto o mercado global.

Neste sentido temos alcançado bons resultados, investindo em tecnologias de última geração, maquinários, hardwares e softwares que oferecem os melhores resultados possíveis, em cada segmento de atuação das empresas brasileiras.

No entanto nos deparamos com uma nova e preocupante problemática  no âmbito organizacional, são muitas as vagas de emprego sem ocupação por não termos pessoas capacitadas para acompanhar esta evolução do país com relação às novas demandas do mercado.

Este fato tem levado empresários e o próprio país a uma angustiante posição e situação, pois existem sim vagas disponíveis, mas nosso capital humano está ainda em formação e a necessidade de gestores e colaboradores devidamente capacitados é urgente, mas teremos que aguardar a "colheita" destes profissionais a médios e longos prazos.

Se por um lado podemos ficar felizes com os passos alcançados, relacionados aos investimentos feitos na infra-estrutura das organizações brasileiros, nos encontramos ainda engatinhando no processo de desenvolvimento intelectual para acompanhar esta nova forma tão dinâmica e informatizada de se administrar um organização.

Teremos que ser pacientes e aguardar que o corpo estudantil brasileiro atual cresça e se desenvolva de tal forma, tornando-se capaz de acompanhar a evolução tecnológica que tanto primamos quando economia emergente, e dê desta forma os primeiros passos à maturidade ao capital intelectual, adquirido em nossas instituições de ensino.