terça-feira, 24 de maio de 2011

Container

Com a Revolução Industrial e também pelas necessidades surgidas no século XX, que foi desenvolvido um novo padrão com relação às diferentes formas de transporte, surgindo então o Container.

Num primeiro momento denominado de cofre-de-carga, passou a ser chamado de container.

Em 1968 a padronização inglesa da International Standards Organization (ISO) é adotada internacionalmente para o uso de containers; no Brasil a regulamentação é feita através da ABNT e também pelo Inmetro.

A unidade de medida utilizada na padronização de um container é inglesa (Feet/Pés).
As unidades são as de 20 e 40 pés de medidas em TEU- Twenty Feet or Equivalent Unit; um container de 20 TEU's e suporta até 28 toneladas, importante ressaltar que nem sempre é possível carregar um container com sua real capacidade, isto por razão das embalagens e dos produtos a serem transportados.

Os containers são importante forma de transporte de cargas, relacionando-os aos diferentes modais de transporte, ou seja, que eles são padronizados para encaixarem desde os caminhões (modal rodoviário) aos vagões de trens (modal ferroviário); além de eles inclusive serem específicos para atender cada tipo de carga, como exemplo os refrigerados - para cargas perecíveis -.

De qualquer forma para facilitar o transporte de cargas é necessário recorrer às diversas máquinas e equipamentos, otimizando o carregamento e também a descarga dos containers, nos portos, centros de distribuição e terminais.

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