segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tecnologias no âmbito organizacional



Os processos atuais de gestão de uma organização tornaram-se mais eficazes e dinâmicos, graças à evolução tecnológica que o mercado contemporâneo oferece às organizações dos mais variados segmentos (industrial, comercial e prestação de serviços).

A autonomação, um dos princípios fundamentais do Sistema Toyota de Produção, em termos simplistas, quer dizer o mesmo que automação inteligente, ou “automação com toque humano”. Para comentar sobre as vantagens da chamada automação inteligente, basta lembrar de um célebre case administrativo que trata da  implementação, na década de 1920, do sistema de produção têxtil (STP) por meio de uma máquina de tear auto-ativada, que parava o processo produtivo se um fio rompesse ou ao terminar a trama. E assim um único colaborador se tornava responsável pela supervisão de várias máquinas simultaneamente, o que foi muito inovador, especialmente, se levarmos em conta o modelo de administração de Taylor que “congelava” um funcionário, em seu posto, responsável unicamente com aquela tarefa. Isso mostra que tendo uma equipe de colaboradores qualificados e tecnologia adequada aos processos gerenciais específicos para cada organização, é alcançada a administração pela qualidade total. 


Com a gestão pela qualidade toltal, os desperdícios são consideravelmente minimizados; os processos de produção e logística se tornam mais organizados e eficientes, respondendo de forma célere às demandas contingênciais (clientes, fornecedores, órgãos governamentais, etc) deste mercado globalizado e dinâmico. E todos estes avanços têm sido alcançados através da construção desta aliança, entre o fator humano e o fator tecnológico, indispensável ao sucesso corporativo na contemporaneidade.

Destaca-se a extrema importância na logística empresarial, neste sentido de “automação inteligente”, a utilização de empilhadeiras e paleteiras que são responsáveis por armazenar e controlar o estoque de uma organização de forma eficaz; diminuindo a perda de produtos; aumentando a agilidade no transporte destas mercadorias, e com isso, garante a obtenção do lucro.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário