terça-feira, 12 de abril de 2011

Investimentos nos Portos de Santa Catarina


Estão sendo investidos R$539 milhões na ampliação da infra-estrutura dos Portos no estado de Santa Catarina, esta notícia é animadora, pois com a ampliação dos calados dos Portos de Itajaí, Navegantes, Imbituba e São Francisco do Sul será possível receber mais containers por navio; o que permitirá que a logística de nosso estado seja mais eficaz e rápida, tanto no recebimento de cargas, como quando formos exportar.

Outra notícia (positiva) vinculada à economia de Santa Catarina está relacionada à abertura do governo chinês para o consumo de carnes suinícolas, como nosso estado é referência na produção deste tipo de carne, o acordo de abertura entre os dois países refletirá um aumento considerável nas exportações. E com as melhorias na infra-estrutura de nossos portos, auxiliarão o processo logístico quão às exportações, já previstas para o segundo semestre deste ano.

São indiscutíveis as boas notícias que pairam no quadro econômico atual do Brasil e também do nosso Estado, mas uma questão macroeconômica é ligada ao crescimento muito positivo, a falta de infra-estrutura no país com relação a todos os modais logísticos. Sendo este um dos maiores vilões do crescimento econômico enfrentados pelo Governo, pois embora haja um importante investimento nos Portos de Santa Catarina, por exemplo, é ainda uma ação paliativa, pois as rodovias, aeroportos e ferrovias estão estagnados diante do aumento muito representativo de negociações do Brasil com outros países. 

Por mais que os empresários brasileiros invistam em tecnologia, ampliando sua capacidade de produção para atender às demandas do mercado, acabam não alcançando os resultados desejados pela ausência de infra-estrutura em nosso país.
Para que nosso quadro econômico continue positivo, urge a necessidade de investimentos para ampliar e melhorar a estrutura de transportes em nosso país.

Antes de investir em máquinas e equipamentos é aconselhável refletir se a viabilidade da compra é a melhor escolha, ou se a locação é mais interessante, por razão da ocilação da demanda mercadológica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário