A embalagem de um produto não possui unicamente as funções de proteger e transportar. Ela possui outras várias funções, mais amplas e complexas:
*ser funcional, visando facilitar a utilização de seu conteúdo;
*acondicionar adequadamente, objetivando estender a validade do produto;
*identificação e informação, a respeito do produto;
*formar e tornar consistente uma imagem, relacionando à marca empresarial;
*promoção e vendas;
*atribuir valor, à marca.
Ou seja, a embalagem é definida como um sistema, o qual possui várias funções técnicas e comerciais, tendo como objetivo acondicionar, proteger (desde o processo de fabricação até o consumo), informar, identificar, promover e finalmente vender um produto.
E com isso o departamento de logística participa ativamente do processo de criação e desenvolvimento da embalagem, dividindo a responsabilidade com o departamento de marketing; já que é a logística o setor que “enxuga” os custos ao máximo. Inclusive é imprescindível a integração destes dois departamentos organizacionais, visto que, a logística saberá o que funciona como embalagem a respeito da acomodação dos produtos em pallets nos armazéns, e também com relação ao transporte, da quantidade máxima dos produtos em Containers. Todos estes pontos são analisados e influenciados pelo maior custo, ou diminuição de custos, no planejamento e tomada de decisão da logística empresarial.
Enfim até mesmo o transporte interno e otimização de produtividade dos operadores de empilhadeiras e outros equipamentos, são influenciados diretamente de acordo com o formato, tamanho e funcionalidade de uma “simples” embalagem.
Esta reflexão mais detalhada acerca das embalagens é fundamental a todas as organizações como uma ferramenta de gestão de custos, pois ao pensar nos percalços enfrentados com relação à armazenagem e transporte de um produto, os gestores logísticos interferem primorosamente, oferecendo saídas logísticas que farão à sua organização diminuir seus custos de forma expressiva. A integração entre os vários setores organizacionais são hoje essenciais à competitividade de uma organização.
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