quarta-feira, 30 de março de 2011

A Logística no Brasil


Tanto com a abertura da economia, quanto o fenômeno da globalização propiciaram às empresas brasileiras a buscarem novos referenciais para sua atuação, inclusive referentes à logística. Mesmo que a passos tímidos estamos avançando neste setor tão fundamental à gestão de uma empresa. O quadro que representa o estágio de desenvolvimento e eficiência das empresas no Brasil com relação à logística é o seguinte:

*Outras operam na segunda fase, orientando seus esforços à terceira fase; são as empresas que estão buscando estreitar suas relações com seus fornecedores e inclusive, adotando um planejamento mais integrado de suas operações.

*As que já estão na quarta fase, é possível observar a integração estratégica otimizada entre todos os participantes da cadeia de suprimentos, já aparecendo movimentos mais complexos e desenvolvidos com os sistemas de informação específicos; mas ainda um tanto incipientes.

Mas vale ressaltar que mesmo nos Estados Unidos, um dos países pioneiros no setor logístico, existe ainda muitas empresas que operam nas primeira e segunda fase.

Existem dois grandes empecilhos à possibilidade de que as empresas brasileiras e o próprio país evoluam de forma mais célere no setor de logística, estes sendo a estrutura organizacional e a falta de infra-estrutura.
Com relação à estrutura organizacional é que a maior parte de nossas empresas ainda são geridas através do modelo clássico de gestão, claro que com algumas inovações e até mesclas de outros modelos mais contemporâneos de gestão. Mas imperando ainda a departamentalização e cada setor acaba mantendo relações mais próximas com outros setores afins à suas atividades. No caso do setor logístico:

*Manufatura, finanças, vendas, marketing, transporte e armazenagem.
Não existindo a visão sistêmica do processo logístico como um todo, que por sua vez deve ser integrado a todos os setores da empresa.


Já a questão da infra-estrutura em nosso país, é um dos principais entraves atuais, ligado diretamente ao quadro econômico favorável que estamos vivenciando. Passando a ser um grande problema para o governo atual, já que as demandas estão cada vez maiores, mas a estrutura funcional de nosso país se mantém quase que inalterada. Afetando e muito o desenvolvimento da logística em nosso país, pois mesmo que contemos com excelente apoio e suporte da tecnologia mais eficiente e desenvolvida, está pode se tornar ineficiente pelo estado de nossos meios de distribuição, rodoviário, portuário, ferroviário (praticamente ausente este canal de distribuição), aviário (também muito aquém das necessidades tanto para atender as importações, quão as exportações).
E com estes pontos, mesmo que os gestores continuem investindo em máquinas, equipamentos e sistemas de informação de última geração, estes sofrem com as barreiras existentes em seu próprio país.


                                                        


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário