segunda-feira, 21 de março de 2011

Logística reversa


 

Logística reversa é uma ferramenta de gestão tão complexa e importante quão a própria cadeia de abastecimento integrada. Ela se ocupa do processo de retorno de um produto/mercadoria por razão de defeito ou alguma outra falha (às vezes até mesmo por falhas na logística, quanto à demora na entrega, por exemplo).

Sendo necessário haver uma relação de parceira entre empresa- fabricante, fornecedores, e distribuidores- varejistas, pois a eficiência e eficácia no processo reverso da logística garantirão a satisfação do cliente final, ao responder rapidamente a devolução de um produto, deixando-o seguro do respaldo da empresa fabricante.

Além deste ponto fundamental de uma resposta pró- ativa com relação às devoluções a logística reversa é responsável por gerenciar o reaproveitamento dos produtos devolvidos (minimizando os prejuízos, e até mesmo tendo lucro neste processo), através do recondicionamento e recolocando-os no ponto de venda; ou na remoção de componentes com maior valor agregado. 

 Quando não é possível este reaproveitamento a gestão da logística reversa fica também com a importante função de descartar estes produtos de forma adequada com relação aos impactos ambientais. Portanto a logística reversa e seu resultado sócio- ambiental positivo faz desta ferramenta de gestão uma arma competitiva das organizações que adotam esta prática.


 



                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário