sexta-feira, 11 de março de 2011

Operadores Logísticos (PSL´S)


      
Muitas empresas atualmente têm recorrido a prestadores de serviços logísticos, no Brasil estes são oriundos do setor de transporte rodoviário. Operador Logístico é o prestador de serviços logísticos, que tem sua competência reconhecida em atividades logísticas; costuma desempenhar funções que abarcam todo o processo logístico de uma empresa cliente ou apenas parte deste processo.

De acordo com a ABML (Associação Brasileira de Movimentação e Logística), um Operador Logístico é definido por:
Operador logístico é o fornecedor de serviços logísticos especializado em gerenciar todas as atividades logísticas ou parte delas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor ao produto dos mesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades consideradas básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transporte.

Uma das principais razões para que uma empresa tome a decisão de terceirizar a sua logística empresarial é a busca pela redução de custos. Outra importante razão para que empresas brasileiras definam pela terceirização de seus serviços logísticos é pelo desejo de melhorarem o nível do serviço oferecido, através das competências do prestador de serviços.

Existem dois grupos básicos de prestação de serviços logísticos, e estes geram um terceiro denominado híbrido.

*PSL´S baseados em ativos: são as empresas que possuem ativos tangíveis (próprios ou alugados) e oferecem outros serviços logísticos como uma compainha de armazém que pode fornecer serviços de embalagem, etiquetagem ou montagem final; (prestação de serviço mais     “braçal”).
*PSL´S focados na administração e na informação: são empresas baseadas na administração de atividades que geralmente não detêm ativos tangíveis, mas fornecem a seus clientes recursos humanos e sistemas para administrar toda ou parte das suas funções logísticas; (prestação de serviços mais “intelectual”).
*Híbrido ou integrado: corresponde ao PSL que oferece os serviços logísticos físicos e administrativos ao mesmo tempo.

É fundamental destacar que antes da tomada de decisão pela terceirização de serviços logísticos, a empresa deve realizar um plano estratégico e definir quais serão as ferramentas mais adequadas para medir o desempenho do PSL escolhido para a delicada tarefa de gestão logística. Ressaltando a igual importância de construir uma relação de verdadeira parceria com o prestador de serviços logísticos, já que esta relação deve ser de parceria, pois o resultado desta união deve estar focado na satisfação do cliente final.





                       

3 comentários:

  1. Imobiliária Especializada na Locação e Venda de Galpões em Salvador. Bahia, e Brasil, BTS e Terrenos para Empreendimentos, site:WWW.MELLOIMOVEIS.COM 300 m2 a 90.000 m2 Cel.(71)9974-3312

    ResponderExcluir
  2. Imobiliária Especializada na Locação e Venda de Galpões em Salvador. Bahia, e Brasil, BTS e Terrenos para Empreendimentos, site:WWW.MELLOIMOVEIS.COM 300 m2 a 90.000 m2 Cel.(71)9974-3312

    ResponderExcluir
  3. Galpões, Imóveis em Salvador, Feira, Camaçari, Lauro, Conquista, S.Filho, CIA , Ilhéus, Barreiras, S.A.Jesus, Candeias, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis,Teixeira de Freitas, C.Jacuípe, S.Gonçalo, e Brasil, SP, RJ, BH, GO, PR, AL, SE, Galpões 500 m2 a 80.000 m2, Melhor Relação Custo x Benefício, Mais Armazenagem por M3, Localização Estratégica, Local Seguro, Galpões e Parques Logísticos de Alta Performance, Galpão em Salvador, Mello Galpões, Imóveis Selecionados “ Padrão de Qualidade Premium ¨ WWW.CENTROSLOGISTICOSNABAHIA.COM.BR
    WWW.MELLOIMOVEIS.COM , 71 99974-3312.
    www.galpaonabahia.com.br ,
    www.mellogalpoes.com.br ,
    www.aluguelevendadegalpoes.com.br ,
    www.galpoesemfeiradesantana.com.br
    www.centroslogisticosnabahia.com.br .

    ResponderExcluir